O sol brilha, as temperaturas convidam a aproveitar os espaços ao ar livre, as férias escolares entraram em velocidade de cruzeiro e os adultos conseguem, finalmente, passar uns dias afastados das obrigações de trabalho. Haverá melhor altura para chutar para longe os hábitos sedentários?

Não é novidade para ninguém que o exercício físico ajuda a melhorar a saúde: aumenta as capacidades dos sistemas respiratório e cardiovascular, fortalece o sistema muscular, ajuda a perder peso e diminui os níveis de ansiedade e stresse. Em paralelo, causa sensações de bem-estar, tranquilidade e sensação de “dever cumprido”. Tudo isto se deve à libertação de endorfinas, substâncias produzidas no cérebro que fazem a gestão da experiência de prazer. E se essa “explosão” neurológica acontece quando fazemos desporto sozinhos, os seus efeitos multiplicam-se nas experiências de grupo. “Nas minhas aulas, é visível que os alunos aumentam os níveis de empenhamento e de resultados quando se sentem a pertencer a um grupo coeso, unido” revela o personal trainer Filipe Rodrigues.

Todos Juntos a Mexer!

Ou seja, a prática desportiva em família não só faz bem ao corpo, como à alma. E, em família, isso resulta no reforço dos laços emocionais e afetivos entre avós, pais e netos. Existe outra grande vantagem em fazerem desporto todos juntos: os adultos passam um exemplo aos mais novos que os pode ajudar a ganhar hábitos, mesmo quando os dias quentes de verão dão lugar ao regresso à rotina do outono e inverno. Filipe Rodrigues garante que, nos espaços em que trabalha, “existem famílias que chegam juntas e depois se dividem entre as aulas e os aparelhos e que acabam por sair à mesma hora. É um programa entre todos!”. Mas nem sequer é preciso frequentar o ginásio para pôr a família a mexer, em especial quando o tempo quente nos parece dizer para aproveitar a rua ao máximo. Por exemplo:

Aproveitar as idas à praia para fazer passeios à beira-mar e, se o areal não estiver especialmente lotado, organizar jogos de futebol, de voleibol, raquetes ou mesmo lançar um papagaio ao vento.

Todos Juntos a Mexer!

Fazer caminhadas e desfrutar os encantos da Natureza. Descobrir onde se pode observar um nascer do sol fantástico, acordar cedo e organizar uma sessão leve de exercício. Não precisa de ser tecnicamente perfeito, basta estarem todos juntos. E quem diz nascer do sol, diz pôr do sol.

Todos Juntos a Mexer!

Voltar à infância e jogar à apanhada, à macaca e ao elástico, fazer corridas de sacos, organizar uma caça ao tesouro no jardim… Tudo o que a imaginação ditar é válido, desde que seja divertido.

Todos Juntos a Mexer!

As bicicletas e os patins estão a ganhar pó na arrecadação ou na garagem lá de casa? É tempo de voltar a usá-los. Nos últimos anos, multiplicaram-se em todo o país os parques de desportos de aventura e as ciclovias, que garantem a segurança das pedaladas. É fácil descobrir onde são os mais próximos e explorá-los todos juntos.

Todos Juntos a Mexer!

Muitas autarquias, associações e IPSS organizam sessões gratuitas de algumas modalidades de grupo. Que tal experimentar coisas novas todos juntos?

Todos Juntos a Mexer!

Fonte:

Pais&filhos, nº 295, agosto 2015

saúde,jardim,exercício físico,adultos,família,corpo,praia,patins,sol,ansiedade,bem-estar,verão,natureza,desporto,Infância,voleibol,praticar exercício,reforçar laços afetivos,melhorar a saúde,espaços ao ar livre,férias escolares,hábitos sedentários,sistema muscular,perder peso,stresse,tranquilidade,endorfinas,prática desportiva,alma,laços emocionais,ginásio,beira-mar,jogos de futebol,raquetes,fazer caminhadas,nascer do sol,pôr do sol,bicicletas,parques de desportos,modalidades de grupo,