A maternidade representa uma mudança significativa na vida de uma mulher, homem e, claro, do casal. Repleta de medos, anseios e responsabilidades, é ao mesmo tempo uma fase que apela ao conhecimento. Assim, a maioria dos profissionais de saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselham os cursos de preparação para o parto e maternidade.

Estes cursos permitem à mulher preparar-se física e psicologicamente para o nascimento do bebé, o aprofundamento e aquisição de conhecimentos que permitem ao casal ter um papel mais pró-ativo no trabalho de parto, parto e pós-parto, bem como o desenvolvimento de capacidades que proporcionam aos pais certas habilidades para cuidar do seu pequeno rebento de uma forma mais segura.

Os Benefícios dos Cursos de Preparação Para o Parto

Por volta das 18 semanas de gravidez, é fundamental começar a procurar o local e o curso onde irá frequentar as aulas de preparação para o parto. Algumas maternidades, hospitais, clínicas e Unidades de Saúde Familiar têm à sua disposição cursos de preparação para o parto, que se dividem em sessões teóricas e práticas e reúnem grávidas e respetivos companheiros. Quanto à duração das aulas, essa pode variar entre semanas e dias.

Facultando tanto informações como ferramentas físicas e psicológicas para o momento do parto e pós-parto, os cursos de preparação para o parto - destinados a grávidas a partir das 26 semanas de gestação - oferecem inúmeras vantagens:

  • Contribuir para uma gravidez mais informada, tranquila e gratificante;
  • Possibilidade de obter informação e esclarecer dúvidas sobre aspetos associados à gravidez, nascimento do rebento e pós-parto (por exemplo, amamentação);
  • Fornecer dicas e conselhos úteis sobre os cuidados essenciais com o bebé;
  • Partilhar experiências com outros futuros papás;
  • Prática de algumas competências necessárias para um parto mais tranquilo e para uma maior segurança nos primeiros cuidados ao bebé;
  • Ajudar a combater a ansiedade e receios da gravidez e do parto;
  • Colaborar na transição para a maternidade e paternidade.

Teoria para aplicar na prática

As aulas teóricas são uma parte fundamental dos cursos de preparação para o parto e maternidade. Existem alguns temas chave relativos à gravidez, parto, pós-parto e amamentação que são normalmente abordados durante estes cursos:

  • Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor;
  • Desenvolvimento natural da gravidez;
  • Problemas e sintomas mais comuns da gestação e a melhor forma de os enfrentar;
  • Noções de higiene e alimentação;
  • Descrição das fases do trabalho de parto;
  • Opções para o tipo de parto;
  • A amamentação do bebé e da mamã que amamenta;
  • Os primeiros cuidados com o recém-nascido.

Os conhecimentos desenvolvidos e informações prestadas durante as aulas teóricas de diversos cursos de preparação para o parto são de significativa importância e utilidade para a grávida como para o casal. Geralmente, com um corpo docente especializado, conseguem proporcionar explicações rigorosas, que permitem a participação de todos os casais, bem como o esclarecimento de dúvidas. A verdade é que o conhecimento e a informação aprofundada pode mesmo ajudar a futura mamã e o futuro papá a enfrentar a gravidez de uma forma mais tranquila, com menos ansiedade e receios.

Exercícios de preparação para o parto

Além da vertente teórica, as aulas de preparação para o parto são compostas por um conjunto de sessões práticas que, através de um conjunto de exercícios e técnicas, ajudam a futura mamã a preparar-se para os desconfortos e ansiedades da gravidez e, claro, para o parto. Os exercícios e técnicas devem ser ainda realizados em casa de preferência com a ajuda do companheiro.

Os Benefícios dos Cursos de Preparação Para o Parto

Mas afinal quais são os grandes benefícios práticos dos cursos de preparação para o parto?

  • Aprendizagem de técnicas para ajudar a diminuir a ansiedade e receio relativamente ao parto;
  • Aprendizagem de técnicas e exercícios de respiração e relaxamento, que serão úteis quando as contrações começarem e durante o parto;
  • Prática de posições e exercícios que melhoram a circulação, fortalecem a musculatura das costas, tonificam os músculos e flexibilizam as articulações da pélvis;
  • Preparação do momento do parto com a ajuda do companheiro;
  • Aprendizagem de massagens para o bebé;
  • Treino de alguns dos cuidados básicos do recém-nascido.

 

ATENÇÃO! Deve consultar regularmente o seu médico ou obstetra, sendo todo o conteúdo do BABYSTEPS meramente informativo. 

gravidez,gestação,contrações,maternidade,Preparação para o parto,cursos de preparação para o parto,relaxamento,trabalho de parto,cursos,exercícios,teoria,parto normal,fases do trabalho de parto,nascimento do bebé,mãe,pai,posições para o parto,vantagens,recém-nascido,parto,aulas,respiração,grávida,amamentação,Organização Mundial de Saúde,OMS,parto vaginal,tipos de parto,técnicas para aliviar a dor,expulsão do bebé,mudança significativa,paternidade,casal,benefícios dos cursos de preparação para o parto,técnicas de respiração,pós-parto,cuidar do bebé,exercícios para o trabalho de parto,aprender,cursos de preparação para a maternidade,preparação física e psicológica para o nascimento do bebé,18 semanas de gravidez,maternidades,hospitais,clínicas e Unidades de Saúde Familiar,sessões teóricas e práticas,grávida e companheiro,gravidez mais informada,gravidez mais tranquila,esclarecer dúvidas sobre gravidez,esclarecer dúvidas sobre o parto,conselhos úteis,dicas de amamentação,técnicas de amamentação,sintomas comuns da gravidez,primeiros cuidados com o recém-nascido,Exercícios de preparação para o parto,diminuir a ansiedade,