O andarilho é uma espécie de cadeirinha suspensa sobre uma armação de metal ou plástico, que assenta em pequenas rodas, que permite que a criança se desloque sozinha sobre o pavimento com o impulso dos pés.

A maioria dos pais acredita que este equipamento permite que a criança aprenda a andar mais cedo e com mais facilidade, mas não é bem assim. Está provado que o uso de andarilhos pode causar acidentes graves e ainda atrasar o desenvolvimento psicomotor dos bebés.

Um estudo publicado na revista Pediatrics em 2018, revelou que mais de duas mil crianças deram entrada nos hospitais dos Estados Unidos por causa de lesões relacionadas com este aparelho. A partir de números idênticos a este, em 2004, o governo do Canadá proibiu mesmo o uso de andarilho. Em Portugal, não há dados conhecidos sobre este tipo de acidentes, nem legislação que proíba a sua venda, mas a recomendação surge no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil: "Os andarilhos provocam muitos acidentes: quedas, entalões, queimaduras, pancadas na cabeça, e não ajudam a andar, pelo contrário, podem atrasar".

Além disso, o facto da criança ficar em pé na aranha impede-a de rolar, sentar ou gatinhar que são as bases para a aquisição da marcha e ainda provoca tensão nos músculos das pernas atrasando o desenvolvimento e levando a posições pouco naturais.
Os Andarilhos afetam o desenvolvimento dos bebés

crianças,bebés,marcha,Pediatrics,aranhas,andarilho,revista Pediatrics,Equipamento Puericultura,