O Instituto de Registos e Notariado divulgou a lista dos nomes mais escolhidos em Portugal durante o ano 2015.  No topo da lista, a dominar a preferência dos pais portuguesas,  surgem assim os nomes mais tradicionais, Maria e João.

Nomes Mais Escolhidos em 2015

Se teve uma menina e lhe chamou Maria, saiba que ela partilhou o nome com outras 5324 crianças, só no ano passado. Este continuou a ser o nome para rapariga mais escolhido.

Entre os 30 nomes mais adotados em 2015 - ano em que se conseguiu reverter o ciclo de quebra da natalidade em Portugal -, no caso das meninas surgem muitos nomes tradicionais portugueses, como Laura, Francisca, Joana, Madalena e Mafalda. Mas, e apesar da preferência recair sobre estes nomes, saiba que, houve mudanças que se começam a notar. Nomes como Luana, Íris, Lara, Letícia, Mara e Bianca destacaram-se entre as escolhas dos pais portugueses. Praticamente extintas parecem estar as Andreias e as Cátias, assim como  as Judites, Adelaides, Eugénias, Manuelas e Fernandas.

Nomes Mais Escolhidos em 2015

No caso dos meninos, João voltou a ser o mais escolhido, com 1932 registos.

Nas primeiras 30 escolhas de menino opções como Gonçalo, Pedro, Tiago, Rafael, Lourenço, Lucas, Salvador, Simão e José, continuam a dominar a preferência dos papás. Por outro lado, o nome Diego, por exemplo, ocupou um surpreendente 26º lugar, com 584 registos. Para encontrar nomes  diferentes, é necessário descer um pouco mais na lista, onde surgem nomes como Enzo, Leandro e Isaac. Nomes como Jaime e Fernando ainda vão surgindo, mas cada vez menos, tal como Alberto, Amadeu ou Alfredo – que são agora quase tão comuns como Adam e Angélico.

Nomes Mais Escolhidos em 2015

O nome do seu bebé não consta na lista? Veja aqui  a lista completa com todos os nomes utilizados em 2015.

 

gravidez,bebé,Maria,João,família,nomes tradicionais,nomes mais escolhidos em 2015,nomes escolhidos,escolher nome,Instituto de Registos e Notariado,pais portugueses,nomes de meninas,nomes de meninos,registos de crianças,registo de nome,nomes originais,nomes invulgares,nomes mais escolhidos,nome menina,nome menino,natalidade em Portugal,