Provavelmente já ouviu o termo “cuidado com a cabecinha do bebé!”. Esta é, uma frase que acompanha todos os que lidam com os mais pequenos. Pois saiba que não é apenas uma ideia solta e sem sentido. É que no topo da cabecinha do bebé, encontramos a moleira, uma região mais molezinha da cabeça do bebé que precisa de alguns cuidados.

O que é a moleira do bebé?

A região do crânio humano é composta por diversos ossos. Estes estão ligados, de forma a susterem e protegerem o cérebro. Num adulto, esta estrutura é mais sólida mas, quando nascemos, estes ossos ainda não estão firmemente ligados.

No bebé, esta região chama-se fontanela, conhecida como "moleira", e tem como propósito permitir que a cabecinha do bebé passe mais facilmente pelo canal vaginal durante o parto e conferir flexibilidade à caixa craniana, possibilitando o correto crescimento do cérebro durante o primeiro ano de vida da criança.

À medida que o tempo passa, as suturas entre os ossos vão sendo reforçadas, endurecendo e acabando por ligar firmemente os ossos do crânio. Normalmente, dependendo de cada bebé, a moleira posterior é a primeira a ser fechada, o que acontece até ao segundo mês de vida. Já a moleira anterior (no topo da cabeça do bebé) costuma levar mais algum tempo, fechando entre os 7 e os 19 meses.

Moleira do bebé: que cuidados devo ter?

Cuidados a ter

Apesar de ser uma região sensível, não é necessário nenhum cuidado especial com a moleira do bebé. Contudo, deve-se:
• Evitar quedas e traumas;
• Manter em dia as consultas ao pediatra. Até um ano de vida, o acompanhamento do crescimento do perímetro do crânio da criança é fundamental para identificar problemas de má formação e outras doenças.
• Garantir que a passagem da mão por esta região é feita de forma suave e delicada, sem exercer demasiada pressão.
• Ao observar desconforto, alterações de coloração ou na consistência da região, é aconselhável procurar avaliação médica.
• Ainda que não existam estudos científicos, o uso de fitas na cabeça ou outros acessórios devem ser evitados para não pressionar esta região.

nascimento,consulta,pediatra,cérebro do bebé,moleira,moleira do bebé,fontanela,cabeça do bebé,