As brincadeiras de “velha escola” e as que utilizam objetos físicos como brinquedos, puzzles, livros e outros aumentam a comunicação e as trocas verbais ente as crianças, pais e outros adultos.

De acordo com um trabalho realizado nos Estados Unidos e publicado no “JAMA Pediatrics”, este fenómeno é muito mais visível do que no caso da utilização de aparelhos eletrónicos. Os investigadores da Universidade do Norte do Arizona verificaram que quando brincavam com os brinquedos eletrónicos, os adultos utilizavam menos palavras, havia uma menor troca de palavras entre os pais e os filhos, bem como havia uma menor produção de palavras quando brincavam com brinquedos tradicionais ou livros. As crianças também vocalizavam menos quando brincavam com brinquedos eletrónicos, do que quando usavam os livros.

Livros e Puzzles Reforçam Laços Verbais

Fonte:

Pais & Filhos, número 301, fevereiro 2016

pais,brinquedos,crianças,livros,adultos,livros infantis,livros para crianças,brincadeiras,palavras,comunicação,crianças a brincar,puzzles,aparelhos eletrónicos,brinquedos tradicionais,puzzles para crianças,brinquedos crianças,