Afinal, o que é a intolerância à lactose? Basicamente, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose, ou seja, um tipo de açúcar específico encontrado no leite e em outros produtos lácteos. Quando uma criança é intolerante à lactose significa que não consegue fazer bem a digestão deste açúcar e, por isso, não consegue aceitar alimentos como o leite e os seus derivados. Assim, a criança poderá sentir algum desconforto e em alguns casos sofrer de diarreia, cólicas ou vómitos.

A intolerância à lactose não tem tratamento. Porém, existem algumas formas de contrariar os sintomas, com mudanças nos hábitos alimentares. Conheça tudo sobre esta doença e, em caso de dúvida, consulte o pediatra.

Intolerância à Lactose nas Crianças

Causas

A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado deixa de conseguir produzir a quantidade necessária da enzima lactose, cuja função é “cortar” a lactose em pedaços e convertê-la em glucose e galactose, que serão utilizadas pelo corpo como fontes de energia. As causas para esta intolerância variam de acordo com o seu tipo:

1. Intolerância à lactose primária

Este tipo de intolerância é resultado do envelhecimento do corpo, que durante a infância, produz mais enzima lactose. No entanto, conforme vamos envelhecendo, o corpo deixa de conseguir produzir uma quantidade tão grande desta enzima. Assim, o declínio na produção da lactose poderá levar à intolerância desta.

2. Intolerância à lactose secundária

A intolerância à lactose secundária ocorre quando o corpo deixa de conseguir produzir a quantidade normal da enzima lactose devido a alguma doença (por exemplo uma gastroenterite) ou ferimento. Esta intolerância é passageira e transitória e a melhor solução será não ingerir leite ou produtos lácteos até que a doença ou ferimento estejam curados.

Intolerância à Lactose nas Crianças

Como se manifesta?

Como a lactose do leite não consegue ser digerida e absorvida, irá servir de alimento às bactérias intestinais que a transformarão em ácidos e gás. Assim, os sintomas da intolerância ocorrem geralmente trinta minutos a duas horas depois da criança ingerir alimentos com lactose. Estes sintomas podem apresentar-se como diarreia, náuseas, vómitos, dores abdominais e inchaço.

 

Como se faz o diagnóstico?

Não é difícil perceber se a criança é ou não intolerante à lactose. No entanto, no caso de haver dúvidas pode e deve realizar exames, tais como:

Exame de tolerância à lactose: O paciente ingere lactose, para de seguida realizar um exame ao sangue e verificar a quantidade de glucose na corrente sanguínea e saber se houve alterações nos níveis.

Exame respiratório de hidrogénio: Este teste consiste na pesquisa de hidrogénio no ar expirado após o consumo de lactose.

Intolerância à Lactose nas Crianças

Como se trata?

A intolerância à lactose não tem tratamento, no entanto os seus sintomas podem atenuar-se com novos hábitos alimentares, tais como:

  • Diminuir a ingestão do leite e dos seus derivados. Opte por comprar leite e gelados que não contenham lactose.
  •  Como os iogurtes e queijos contêm quantidades de lactose mais pequenas poderão ser mantidos na dieta do seu filho. O mais importante é que a criança ajuste as quantidades de lactose que consome, conforme os seus sintomas.
  • Em casos extremos ou mais complicados, existem medicamentos que ajudarão o organismo da sua criança a ‘aprender’ a tolerar a lactose.
  • No caso da intolerância secundária, passa por tratar da doença ou ferimento, sendo que a recuperação da lactose dependerá de cada individuo. Se a lesão se prolongar, a melhor solução será eliminar a ingestão de lactose na dieta do seu filho.

Sabia que... cerca de 10% das crianças podem sofrer de intolerância à lactose durante a sua infância?

saúde,médico,sintomas,exames,alimentação,dúvidas,doença,leite,crianças,intolerância à lactose,hábitos alimentares,açúcar,intolerância à lactose nas crianças,lactose,leites e derivados,alimentos com lactose,exames lactose,