Imitar voz infantil para falar com bebés beneficia o seu desenvolvimento cerebral, concluiu uma investigação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que usou sensores para avaliar as ondas cerebrais em bebés.

Segundo os especialistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, as crianças aprendem melhor quando as suas ondas cerebrais estão em sintonia com as dos pais. Apesar do estudo ainda estar em desenvolvimento, os especialistas já descobriram que os bebés aprendem melhor quando a comunicação é feita com voz de criança ou com recurso a músicas infantis.

A investigação foi feita com recurso a uma tecnologia que mapeia as ondas cerebrais da mãe e do bebé ao mesmo tempo.

Imitar Voz Infantil Ajuda a Desenvolver Cérebro dos Bebés

O resultado do estudo mostrou que os pequeninos precisam de se sentirem seguros e amados para que as ligações cerebrais se formem de forma a permitir-lhes aprender efetivamente.

A ideia dos investigadores, liderados por Victoria Leong, é tentar perceber exatamente como se formam essas ligações e para isso estão a focar-se no cérebro dos bebés e das mães durante momentos de interação. Segundo Victoria: “Pode parecer estranho para nós, mas os bebés gostam muito de ouvir a linguagem infantil, até mais do que o estilo adulto normal de falar. Prende a atenção deles melhor e também conseguem entender melhor”, explica Victoria, à BBC.

Mas as conclusões do estudo não ficam por aqui! A equipa de cientistas também descobriu que os bebés respondem melhor a interações quando são acompanhadas de um contato visual prolongado.

 

imitar voz infantil ajuda a desenvolver cérebro dos bebés,voz infantil,músicas infantis,falar com o bebé,conversa com os bebés,novo estudo,desenvolvimento dos bebés,