Nos próximos quatro anos, os alunos do Ensino Básico – ou seja, do 1.º ao 9.º ano – podem vir a passar mais tempo na escola. Isto se for avante uma estratégia do Governo que permite alargar os horários das 8h30 às 19h30. Na base deste alargamento estará a oferta de aulas extracurriculares de música, teatro, desporto ou outros interesses. De recordar que esta extensão existe já nos primeiros quatro anos, sendo que a meta é estender até aos 15 anos.

Governo quer Ensino Básico até às 19h30

A medida consta das Grandes Opções do Plano para a legislatura de 2016-2019 e está formalizada na intenção de generalizar a “escola a tempo inteiro em todo o ensino básico”, através da revisão dos currículos e da “carga disciplinar excessiva dos alunos”. Para além disso, considera-se essencial que “o sistema público assegure uma resposta para os pais cujos horários de trabalho não se compadecem com a permanência na escola apenas durante uma parte do dia”. Se for adiante, a medida – que terá sempre um caráter facultativo – implicará a contratação funcionários, professores e técnicos embora ainda não tenha sido divulgado o esforço financeiro implicado.

Fonte:

Pais & Filhos

 

música,escola,teatro,professores,alunos,ensino básico,novas medidas,novas leis,tempo na escola,estratégia do governo,alargar horários,horários escolares,oferta de aulas,tarefas extracurriculares,escola a tempo inteiro,currículos,carga disciplinar,horários de trabalho,contratação de funcionários,alunos do Ensino Básico,passar mais tempo na escola,Ensino Básico até às 19h30,alargamento do horário,aulas extracurriculares,revisão dos currículos,