As preocupações com a carreira, a espera pela estabilidade financeira e a procura por um relacionamento estável são algumas das razões que levam muitas mulheres a adiar a decisão de ter filhos.  Só que, infelizmente, as oportunidades de engravidar diminuem com o passar do tempo. Felizmente, muitas mulheres com mais de 40 anos conseguem engravidar, seja naturalmente ou através de tratamentos de fertilização. Mas agora surge a dúvida. Gravidez aos 40: há riscos ou não?

Sim, uma gravidez aos 40 tem alguns riscos. Porém, a grande maioria das gravidezes nesta idade são perfeitamente normais. Sabemos que o pico de fertilidade anda pelos 25, por isso, é recomendado que a primeira gravidez de uma mulher aconteça até aos 30 anos ou, não sendo absolutamente possível, até aos 35 anos. Apesar destas recomendações, nada impede que uma gravidez aos 40 corra dentro da normalidade ou que, inclusive, engravide na primeira tentativa.

Engravidar aos 40 anos

Uma mulher nasce com um número finito de óvulos e não produz mais nenhum após o seu nascimento. O que acontece, ao longo do tempo, é que os óvulos vão envelhecendo e perdendo qualidade. De acordo com estudos, aos 40 anos, uma mulher tem apenas 5% dos óvulos que tinha à data do seu nascimento, ainda assim, uma gravidez não é impossível.

De acordo com dados do INE, em 2009 cerca de 20 por cento dos nascimentos ocorreu em mulheres com 35 ou mais anos, tendo vindo a registar-se um aumento significativo ao longo dos anos.

Engravidar aos 40 anos

Riscos de Engravidar aos 40 anos

Existem alguns riscos associados a uma gravidez após os 40 anos, contudo, se a mulher for saudável e ativa, esses riscos são significativamente reduzidos. Ou seja, se praticar exercício diariamente, se fizer uma alimentação equilibrada e não tiver problemas como colesterol elevado ou diabetes, terá mais probabilidades de ter uma gravidez sem complicações.

Aborto espontâneo

No caso de engravidar após os 40 anos, há mais riscos de hemorragias e abortos espontâneos. Acontece, normalmente, relacionado com anomalias dos cromossomas. O seu corpo percebe que se trata de uma gravidez não evolutiva e acontece o aborto.

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional é muito comum na gravidez e acontece por causa do aumento dos níveis de glicose no sangue. Normalmente, após o parto esta condição desaparece mas é importante a grávida ficar atenta.

Engravidar aos 40 anos

Eclampsia

Como consequência da hipertensão, a eclampsia é uma consequência grave da pré-eclampsia, que pode acontecer a qualquer momento após a 20ª semana de gravidez e até 12 semanas após o parto.

Alterações cromossómicas

Há maiores riscos de alterações dos cromossomas que podem levar a malformações do bebé, que originam doenças genéticas, sendo a mais frequente e conhecida, a Síndrome de Down.

Parto prematuro

Nesta idade, há maior risco de o bebé nascer antes do tempo. Isto pode representar risco de vida para o bebé e aumenta os riscos de saúde após o nascimento.

Endometriose

É um problema frequente nas gravidezes tardias e caracteriza-se pelo crescimento  de tecido endométrio fora do útero. Pode também ocorrer o aparecimento de mimosa, que resultam em sangramento e dor abdominal excessiva.

Engravidar aos 40 anos

Dicas para engravidar aos 40 anos

Adotar uma alimentação saudável: Qualquer que seja a idade há alguns cuidados que deve ter para conseguir engravidar. Um deles é adotar uma alimentação mais equilibrada e variada, ingerindo na medida certa os alimentos indicados pela roda dos alimentos.

Adeus a álcool e tabaco: Livre-se  de tudo o que lhe faça mal como: álcool, cafeína, refrigerantes, gorduras saturadas, drogas, tabaco e excesso de stress que podem dificultar o processo e prejudicar o bebé.

Consultar o médico: É importante que, independentemente da sua idade, consulte o médico antes de começar a tentar engravidar.

Praticar exercício físico: A grávida deve mexer-se durante a gestação, com alguns cuidados, claro! Dê mais atenção ao seu corpo, e faça exercício diário.

Livre-se do stress e da ansiedade: Estes dois podem ser os seus maiores inimigos na gravidez. Se não o fez até agora, está na hora de adotar técnicas que lhe permitam abstrair-se dos problemas e relaxar.

Engravidar aos 40 anos

gravidez,gestação,saúde,aborto espontâneo,parto prematuro,engravidar,alimentação saudável,nascimentos,mulheres,diabetes na gravidez,gravidez aos 40 anos,riscos de gravidez aos 40,envelhecimento dos óvulos,