Está a ser difícil motivar as crianças para o regresso às aulas? É natural! Tal como os adultos têm dificuldade em adaptar-se à rotina depois das férias, também as crianças e os adolescentes podem ter problemas em recuperar o ritmo habitual de horários, alimentação e atividades escolares.

Para ajudar as crianças, os pais devem estar atentos e procurar formas de facilitar a adaptação e o regresso à rotina dos filhos, depois de um período de descanso e diversão, como o verão. Para garantir que está completamente preparado para o primeiro dia de aulas, seguem-se algumas dicas, conselhos e atitudes a tomar para garantir que tudo correrá pelo melhor.

8 dicas para um regresso às aulas mais fácil

 

Dicas para um Regresso às Aulas Mais Fácil

1. A atitude dos pais

Esta temática é pertinente ao longo de todo o ano. Quantas vezes ouvimos queixas a um domingo por no dia seguinte ter de regressar ao trabalho?
Uma das formas de aprendizagem das crianças é a imitação. As crianças captam as queixas e a insatisfação diária dos adultos em relação ao trabalho. Valorize algo que tenha obtido por trabalhar e partilhe com a família. Desta forma, as crianças percebem que, apesar do esforço, o trabalho compensa. Os pais são uma referência muito importante em certas idades, e muitas vezes reforçam comportamentos e formas de pensar e sentir aos filhos sem dar conta.

2. Envolver as crianças na organização do seu material escolar e do seu quarto

É importante que as crianças participem na organização do material escolar e que aprendam a preparar a mochila com o que necessitam para as aulas. Da mesma forma, é positivo que se envolvam também na organização dos seus quartos e locais de estudo.

3. Dar informação prévia sobre o novo ano letivo

As crianças sentem inquietação com a aproximação do novo ano letivo. Para ajudá-los, os pais devem conversar sobre a nova etapa na escola, evitando muitos detalhes ou juízos de valor.

4. Recordar algum momento divertido no ano letivo anterior

É muito positivo valorizar alguma situação ou experiência que tenha marcado positivamente a criança. Para ajudar, a criança deve ter contacto prévio com algum amigo ou visitar as instalações da escola antes do início do novo ano escolar.

5. Estrear novo material

Sem comprar artigos desnecessários, é positivo que a criança estreie algum material escolar.

6. Recuperar horários

É recomendável recomeçar as rotinas e os horários do período escolar uns dias antes do início do regresso às aulas, deste modo, não são tão bruscas as alterações nos primeiros dias de aulas.

7. A intuição dos pais

Ninguém conhece tão bem as crianças como os próprios pais. Os profissionais podem dar alguns conselhos práticos para ajudar um pouco, mas os pais devem seguir a sua intuição e fazer o que acreditam ser melhor para os filhos.

8. O valor das palavras

A forma como os pais encaram o seu dia a dia e o narra aos seus filhos é fundamental para a forma como eles próprios vão entender e organizar as suas vivências. Motive-os para um novo regresso às aulas cheio de novas aprendizagens.

escola,amigos,aprendizagem,regresso às aulas,material escolar,compras escolares,regressar à escola,material escolar novo,zonas de estudo,motivar as crianças,