O verão chegou! E, com ele, os dias de sol, as temperaturas quentes, as idas à praia ou à piscina, as férias. Verão é sinónimo de sol e exposição solar. O sol moderado faz bem à saúde, mas em excesso, sem a proteção adequada, pode provocar escaldões, insolações e outros problemas de saúde graves. A pele das crianças, em especial, é fina e sensível, necessitando de cuidados redobrados. Por isso, os cuidados com o sol nas crianças são imprescindíveis.

Acima de tudo a exposição solar deve ser feita com bom senso. Aproveitar os dias quentes e de bom tempo com as crianças? Sim! Mas sempre com os cuidados básicos necessários para a proteção da sua pele. Além disso, os cuidados com o sol nas crianças começam na educação. É fundamental educar as crianças desde cedo para os riscos da exposição solar excessiva, bem como para a necessidade de usar protetor solar, chapéu, óculos de sol, etc. Afinal, a proteção das crianças é dever dos pais!

Cuidados com o Sol nas Crianças

Cuidados com o Sol nas Crianças: as regras

 
1. Não expor os bebés diretamente ao sol até completarem pelos menos um ano de idade.

2. A exposição solar deve ser cuidadosa, evitando as horas de maior calor entre as 11h00 e as 16h30, já que o sol está mais forte e os raios ultravioleta atravessam a pele mais facilmente.

3. Não permaneça na praia com as crianças por mais de 3 horas.

4. Manter as crianças à sombra o máximo de tempo possível. As crianças podem brincar debaixo do chapéu-de-sol.

5. Usar roupa protetora, de preferência branca, protegendo os braços, pernas, peito e costas das crianças.

6. As crianças devem usar sempre chapéu, de preferência com abas ou pala.

7. Também é importante que as crianças utilizem óculos de sol com lentes anti-UV.

8. Atenção às crianças ruivas, loiras, com sardas e muitos sinais. Devem proteger-se com maior cuidado.

9. Ingerir muitos líquidos, em especial água, para evitar a desidratação. Deverão ser evitadas as bebidas gaseificadas, com cafeína e ricas em açúcar.

10. Ir várias vezes à água para evitar a desidratação da pele.

11. Utilizar sempre protetor solar. É aconselhável um protetor solar com índice elevado e adequado à pele da criança. O protetor solar deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e deve renovar de 2 em 2 horas ou após ir à água. O protetor solar deve ser distribuído de forma uniforme, insistindo nas zonas mais expostas como o rosto e os ombros.

12. Tenha em conta que o céu nublado pode dar a falsa sensação de que os riscos associados à exposição solar se tornam menores.

13. É necessário proteger a pele das crianças não só na praia, mas também nas outras atividades ao ar livre.

14. Após a exposição solar, aplique produtos calmantes e hidratantes na pele.


Queimaduras solares

Caso não tenham sido adotadas todas as medidas preventivas contra o sol, é comum aparecerem queimaduras solares e é fundamental os pais saberem o que fazer nestas situações.

As queimaduras solares aparecem 1 a 6 horas após a exposição solar e podem-se agravar passado 24 horas. É importante adotar algumas medidas que podem ajudar a amenizar todos os sintomas.

 

Como atuar?

  • Aplicar compressas de água fria nos locais mais afetados de modo a tratar a inflamação;
  • Aplicar um creme hidratante ou creme para queimaduras na zona afetada;
  • Oferecer muitos líquidos e evitar bebidas gaseificadas, com cafeína e ricas em açúcar;
  • Evitar banhos quentes, o ideal é tomar banhos mornos a frios;
  • Em caso de aparecimento de bolhas, nunca as deve rebentar e deve-se tratar como uma ferida comum, juntamente com um penso;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Não tirar a pele descamada;
  • Em caso de sintomas mais graves, os pais deverão consultar um dermatologista.



Proteja as suas crianças e faça uma exposição solar saudável, evitando ao máximo todos os riscos associados.

saúde,mãe,criança,pais,piscina,regras,medidas,água,crianças,férias,parque,praia,protetor solar,chapéu,sol,verão,cuidados com o sol,cuidados com o sol nas crianças,dias de sol,temperaturas quentes,idas à praia,exposição solar,proteção adequada,escaldões,insolações,problemas de saúde graves,pele das crianças,sensível,cuidados básicos,proteção da sua pele,educação,educar as crianças,riscos da exposição solar excessiva,proteção das crianças,não expor os bebés,horas de maior,raios ultravioleta,crianças à sombra,chapéu-de-sol,roupa protetora,óculos de sol,Ingerir muitos líquidos,pele,céu,proteger a pele das crianças,atividades ao ar livre,queimaduras solares,sintomar,aplicar compressas de água fria,creme hidratante,creme para queimaduras,líquidos,tomar banhos mornos a frios,aparecimento de bolhas,evitar exposição ao sol,