A utilização do capacete quando a criança anda de bicicleta ou pratica outros desportos ou atividades “sobre rodas” é essencial para evitar traumatismos cranianos em caso de queda. Mas para que um capacete seja eficaz e proteja a cabeça deve ser bem escolhido e corretamente utilizado.

  • O capacete deve possuir a marcação CE e cumprir a norma EN 1078. A indicação da norma garante que é um equipamento de proteção individual (e não um brinquedo, por exemplo).
  • Deve ser adequado ao tamanho da cabeça da criança. Procure as indicações da dimensão da cabeça no próprio capacete.
  • Deve ser colocado centrado na parte superior da cabeça, e nunca inclinado para a frente ou para trás, para não prejudicar a visão e a audição.
  • As correias devem ser apertadas debaixo do queixo, bem ajustadas e sem folgas. Uma correia pela frente da orelha, e a outra por trás.
  • Antes de a criança ir brincar para árvores, escorregas, paredes de escalada, teleféricos, pontes suspensas ou outros equipamentos altos, deve retirar o capacete da cabeça. Em caso de queda ou suspensão no equipamento poderá ficar presa e estrangular.
Capacete para as Crianças
Fonte:

APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil

Pais & Filhos, número 304, maio 2016

segurança,queda,crianças,APSI,bicicleta,desportos,andar de bicicleta,traumatismos,capacete para crianças,capacete de crianças,