Desde o nascimento, os brinquedos são uma importante forma de estimular o desenvolvimento sensorial da criança. Brinquedos fáceis de agarrar, divertidos, coloridos e barulhentos são muito estimulantes para o seu desenvolvimento nesta fase. Dos seis meses em diante, os brinquedos têm a importante tarefa de permitir que os bebés se tornem mais conscientes das suas capacidades e comecem a controlar o seu comportamento sensório-motor. À medida que progridem, isto vai permitir-lhes imitar o comportamento dos adultos. Por outro lado, tornam-se também cada vez mais interessados no que as rodeia e desenvolvem a necessidade de se divertirem e aprenderem coisas novas. E os brinquedos que eram inicialmente utilizados para estabelecer uma ligação com o mundo à sua volta, agora transformam-se numa fonte de conhecimento essencial para o seu desenvolvimento. Agarrar e atirar, abanar e pôr no chão, esconder e redescobrir objetos são apenas alguns dos movimentos que fazem parte de um “jogo”.

Brincar também desperta uma série de diferentes emoções: vão da pura alegria à desilusão e regressam novamente à alegria. Brincar é uma forma de criar dificuldades e encontrar depois forma de ultrapassá-las, de crescer e aprender. As crianças que brincam são crianças felizes e que se desenvolvem de uma forma correta.

Muitas vezes, as crianças pedem para brincar com os papás e é muito importante que ele se juntem à brincadeira, mostrando entusiasmo. Brincar com as crianças e observá-las enquanto brincam são formas importantes de conhecê-las melhor, observando as suas complexas emoções e o desenvolvimento das suas capacidades. Brincar é o “trabalho” da criança e uma das formas que tem de se conhecer a si própria e ao mundo que a rodeia.

Brincar Para Crescer (II)

Fonte:

Observatório Chicco, Pais & Filhos, número 300, janeiro 2016

brinquedos,crianças,desenvolvimento,bebés,brincar,aprendizagem,crescimento,aprender,brincadeiras,crescer,desenvolvimento sensorial da criança,conhecimento,brinquedos divertidos,brincar para crescer,forma de estimular o desenvolvimento sensorial,estimular o desenvolvimento sensorial da criança,comportamento sensório-motor,Brincar com as crianças,desenvolvimento de capacidades,