Os bebés devem dormir no mesmo quarto dos pais, mas não na mesma cama, pelo menos até aos seis meses. É a mais recente recomendação da Academia norte-americana de Pediatria, para evitar a Síndrome da Morte Súbita.

A academia recomenda que o bebé durma numa superfície diferente, mas no mesmo espaço. Deve optar-se por um berço com um colchão firme - nunca mole -, colocado no mesmo quarto dos pais, pelo menos até que o bebé tenha 1 ano.

O objetivo é reduzir o risco da Síndrome da Morte Súbita e outras situações que podem ocorrer quando o bebé está a dormir.

Neste tipo de fenómenos, alerta a academia, nunca se sabe a 100% o que originou a morte, embora haja teorias. Entre elas, a de que o cérebro de um bebé não está suficientemente desenvolvido para regular a respiração num ambiente que favorece a obstrução nasal ou a asfixia.

Bebés devem dormir no quarto dos pais

O relatório, divulgado em São Francisco, EUA, sustenta que há provas de que dormir no mesmo quarto reduz em 50% as probabilidades de Síndrome da Morte Súbita.

"Um bebé que está ao alcance dos pais poderá sentir-se mais consolado e ter mais estimulação física", diz Lori Feldman-Winter, co-autora do relatório.

"Há uma ênfase na partilha de quarto, não da cama, e a informação sugere um efeito protetor contra a síndrome quando o bebé dorme no quarto dos pais, explica por outro lado Ari Brown, um pediatra que não esteve envolvido no relatório.

Fonte:

Sic Notícias

berço,Bebés devem dormir no quarto dos pais,recém-nascido a dormir,Síndrome da Morte Súbita,reduzir o risco de Síndrome da Morte Súbita,bebés a dormir,cuidados com os bebés,quarto dos pais,