Na academia Petit Chef, Joana Byscaia ensina os mais novos a pôr as mãos na massa e a fazer pratos deliciosos e saudáveis.

Como surgiu a ideia de criar uma cozinha pedagógica?

Foi muito natural: num processo de redefinição da minha vida profissional, deparei-me com a curiosidade e vontade dos meus filhos em ajudar-me enquanto cozinhava – algo que me está no sangue e que o facto de ser mãe não alterou. Daí a surgir a ideia da cozinha pedagógica foi um passo.

Como são as aulas na Academia Petit Chef?

Pedagógicas mas divertidas e com pinceladas de regras para permitir que todos os que participam tenham uma aprendizagem rica, mas com critério. São verdadeiramente multidisciplinares. Em termos simplistas, seguir uma receita requer concentração, método, vontade e criatividade. Isto permite que venha ao de cima o estímulo dos sentidos, o aumento da autoestima por meio da realização pessoal e aspetos tão subjetivos como a socialização que advêm da realização interpessoal.

Partilhar a cozinha com crianças é um desafio?

As crianças aprendem como e quando querem e cabe a nós adultos conduzi-las neste processo de descoberta. Sem dúvida que é um desafio, no entanto, para os meus “petit chefs”, também o é. Seria fácil dizer-lhes passo a passo como fazer mas prefiro ensinar-lhes a ser autónomos e a procurarem superar-lhe a cada aula.

Um “petit chef” consegue pôr os pais a comer melhor?

Acredito que sim. O processo pode não ser imediato mas a semente fica lá e ao longo do tempo acabam por fazer escolhas mais saudáveis e creio que por arrasto levam os pais a fazerem-nas também.

“As Crianças Fazem Escolhas Saudáveis”
Fonte:

Joana Byscaia, chef e diretora da Academia Petit Chef

Pais & Filhos, número 300, janeiro 2016

pais,cozinha,crianças,atividades,aprendizagem,aprender,alimentação saudável,comer,Petit Chef,cozinhar,crianças a cozinhar,pratos saudáveis,cozinha pedagógica,Academia Petit Chef,Joana Byscaia,pratos deliciosos e saudáveis,aulas na Academia Petit Chef,Partilhar a cozinha com crianças,