Tudo tem uma ordem bem definida no desenvolvimento humano - até mesmo os dentes! Primeiro, nascem os dentes de leite que começam a cair de forma natural e espontânea por volta dos 6 anos de idade. A partir daí, surgem os dentes definitivos, que nos farão "companhia" até (quase) ao final da vida. Assim, a partir dos 6/7 anos, os dentes de leite começam a ser substituídos pelos dentes definitivos. Por média nasce a cada criança 4 dentes por ano. A erupção dos dentes definitivos só terminará por volta dos 13/14 anos, com a excepção dos dentes do siso. De qualquer modo, as idades referidas são apenas aproximadas, já que cada criança tem um desenvolvimento particular.

A partir dos 6 anos, os dentes de leite começam a ser substituídos pelos dentes definitivos.

Fases da dentição

A mudança dos dentes de leite para os dentes definitivos ocorre em duas fases: a primeira fase entre os 6 e 9 anos e a segunda fase entre os 10 e os 13 anos. O dente de leite cai porque a sua raiz fica destruída pelo dente definitivo que está por baixo. Após a queda, o novo dente demora entre três a seis meses até começar a nascer, demorando quase um ano a aparecer totalmente.

Aos 6/7 anos nascem os primeiros dentes definitivos: os primeiros molares, seguindo-se os incisivos centrais inferiores, os incisivos centrais superiores e os incisivos laterais. Entre os nove os treze anos, surgem os pré-molares e os caninos definitivos. Os segundos molares nascem até aos 13/14 anos. Só a partir dos 17 anos de idade é nascem habitualmente os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso. Assim, a dentição definitiva fica completa, sendo constituída por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores).

A mudança dos dentes de leite para os dentes definitivos ocorre em duas fases, a primeira fase entre os 6 e 8 anos e a segunda fase entre os 10 e os 14 anos

Cuidados a ter com os dentes definitivos

Os pais devem dar especial atenção aos dentes dos seus filhos de forma a evitar possíveis cáries ou outros problemas. Assim, não devem esquecer nenhum dos cuidados básicos:

  • Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, após as refeições, com uma pasta de dentes de 1500 ppm de flúor;
  • Usar diariamente o fio dental;
  • Reduzir o consumo de açúcar, principalmente entre as refeições e antes de deitar;
  • Bochechar com um elixir fluoretado;
  • Fazer uma alimentação saudável.

É ainda fundamental que os pais ajudem e supervisionem a higienização dos dentes do seu filho, para garantir um bom resultado. Além disso, devem levar a criança ao dentista de 6 em 6 meses.

Como ensinar o seu filho a escovar os dentes?

A correta higienização dos dentes deve ser feita com calma. Assim, ensine o seu filho a escovar os dentes sem pressa, devendo demorar pelo menos dois minutos. Os dentes devem ser escovados em movimentos suaves, curtos e circulares, tendo especial atenção às gengivas. Além disso, é importante que o seu filho se concentre na limpeza de cada setor da boca, da seguinte forma:

  • Escovar as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
  • Escovar as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
  • Em seguida, escovar as superfícies de mastigação;
  • Por fim, escovar também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

É importante que troque a escova do seu filho a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada.

 

ATENÇÃO! Deve consultar regularmente o pediatra ou dentista do seu filho, sendo todo o conteúdo do BABYSTEPS meramente informativo.

cuidados,criança,dentes,dentes de leite,fases da dentição,dentista,pais,dentes definitivos,6 anos,molares,incisivos,caninos,escovar os dentes,escova de dentes,fio dental,crianças,puberdade,dentição definitiva,cuidados básicos com os dentes,dentes de leite substituídos pelos dentes definitivos,cuidados a ter com os dentes definitivos,Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia,reduzir o consumo de açúcar,alimentação saudável,higienização dos dentes,troque a escova,