Paralelamente aos sintomas de gravidez, podem aparecer algumas doenças e complicações. Contudo, é importante entender que a maioria dessas doenças desaparece depois do bebé nascer. Conheça 3 doenças comuns da gestação!

3 doenças comuns na gravidez


1. Pressão arterial elevada ou pré-eclâmpsia

3 doencas comuns na gravidez

A pré-eclâmpsia ou pressão arterial elevada pode surgir durante a segunda metade da gestação, geralmente após as 20 semanas de gravidez. Caracteriza-se por um quadro de hipertensão arterial, proteinúria (perdas de proteínas na urina), dores de cabeça e aumento excessivo de peso, podendo mesmo chegar a provocar lesões em órgãos como fígado, rim, pulmões e cérebro.

Os principais fatores de risco são: gravidez em mulheres com idade superior a 40 anos ou menor que 18, historial de pré-eclâmpsia ou de hipertensão, gravidez múltipla, obesidade, diabetes mellitus, doença renal crónica, intervalo de tempo prolongado entre gestações e primeira gestação.

O tratamento definitivo ocorre com a indução do parto. Contudo, esta doença nem sempre ocorre em idades gestacionais que o permitam. Por outro lado, a não finalização da gravidez pode trazer consequências sérias para a mãe. Pode ainda acontecer o internamento da mãe de forma a acompanhar a progressão da doença mas a mortalidade materna/fetal não está em questão.

2. Distúrbios da tiróide

3 doencas comuns na gravidez

 

A tiróide tem um papel fundamental em todo o período de gestação. Após os 3 meses, onde o bebé depende das hormonas maternas para satisfazer as necessidades básicas, o mesmo começa a ser capaz de as produzir. Contudo, neste processo podem acontecer distúrbios da tiróide.

O hipertireoidismo, ou seja, o aumento da produção hormonal, manifesta-se através de nervosismo, alterações de humor e cansaço. Existem ainda flutuações de peso, problemas com queda de cabelo, alterações intestinais e tremores. Esta doença deve ser curada pois pode provocar insuficiência cardíaca, aumento na pressão sanguínea, aborto espontâneo, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Já o hipotireodismo é a falta de produção hormonal. Os principais sintomas são fadiga, falta de atenção e ganho de peso, e o não tratamento pode resultar na possibilidade de ter filhos com baixo quociente intelectual.

3. Diabetes gestacional

3 doencas comuns na gravidez

Esta doença desenvolve-se durante a gravidez pois a produção de insulina por parte da mãe, aumenta, de forma a alimentar o bebé que se encontra em desenvolvimento. Se os níveis de glicose no sangue não estiverem estáveis ou normais, surge a diabetes gestacional.

É provável que a única forma de descobrir esta doença seja através de exames médicos visto que são raros os sintomas associados à doença.

O tratamento passa por uma mudança de hábitos. Deve verificar os níveis de açúcar no sangue diariamente e avaliar se estão de acordo com a faixa saudável e fazer uma dieta saudável com fruta, legumes e grãos integrais e limitar hidratos de carbono e doces. Adicionalmente, deve praticar desporto de forma a diminuir a produção de insulina e tomar os medicamentos receitados pelo médico.

Esta doença desaparece após o parto mas é importante que esteja ciente que esta pode provocar o surgimento de pré-eclâmpsia, hipertensão e parto prematuro.

gravidez,diabetes gestacional,pré-eclampsia,3 doenças comuns na gravidez,doenças na gravidez,Pressão arterial elevada,Distúrbios da tiróide,