Quando era criança... Recorda-se de saltar à corda? Jogar à bola? Jogar ao berlinde ou ao elástico? As brincadeiras ao ar livre são inúmeras! Qualquer criança gosta de sair de casa e ir até ao parque, jardim, praia, brincar ao ar livre. Além disso, as brincadeiras ao ar livre e em contacto com a natureza promovem o desenvolvimento tanto físico como psicológico e social, tornando assim as crianças mais felizes, criativas e saudáveis.
Contudo, as crianças brincam cada vez menos em espaços verdes e ao ar livre, passando cada vez mais tempo em atividades de entretenimento em espaços fechados, como por exemplo, jogar no computador ou ver televisão. É necessário inverter esta tendência atual, porque o espaço exterior oferece inúmeros benefícios para as crianças.
Levar as crianças para brincar em espaços abertos é uma forma de lhes oferecer uma oportunidade de interação com a família e com o ambiente em redor. Assim, o Babysteps apresenta um conjunto de sugestões de brincadeiras ao ar livre que são do interesse de toda a família. Vamos para a rua?
18 sugestões de brincadeiras ao ar livre
1. Andar de bicicleta
Para além de ser uma brincadeira super divertida, é uma excelente atividade para todas as crianças, pois estimula o exercício físico e o convívio entre a família.
2. Corrida de sacos
Esta é uma boa forma de entreter as crianças com um jogo super divertido e diferente e ainda juntar os amigos do seu filho. O jogo consiste numa corrida de sacos: cada criança entra dentro de um saco (pode ser um saco do lixo, mas se tiver um saco mais forte é o ideal), e tem de saltar até à meta. Vence aquele que chegar primeiro.
3. Bolas de sabão
Qual é a criança que não gosta de fazer e brincar com bolas de sabão? Esta é uma brincadeira de fácil planeamento. Os pais poderão optar por comprar as diversas embalagens que estão no mercado ou fazer eles próprios a mistura de sabão com água.
4. Jogo das sombras
O verão vem acompanhado pelo bom tempo e com ele, as diversas brincadeiras que o sol proporciona à criança. A família pode fazer jogos com as sombras, como por exemplo, imitar os seus gestos e fazer projeções de gestos em formato de animais.
5. Guerra de água
Ideal para os dias de grande calor, cada participante tem uma pistola de água. Ao apito inicial, podem começar a "guerra de água". Esta é uma das brincadeiras ao ar livre onde pais - e até outros adultos - vão fazer questão de participar.
6. Saltar à corda
Uma brincadeira tradicional, mas continua a ser bastante criativa. As crianças poderão inventar todo os tipos de jogos com a corda. Pode sempre optar por uma corda mais comprida e divertir-se com os seus filhos.
7. Futebol
A bola é um dos brinquedos mais versáteis, não só para crianças como para toda a família, pois permite planear diversos jogos. Vamos 'jogar à bola'?
8. Cabra cega
Um jogo de fácil execução, sendo que só se necessita de um lenço. O jogo consiste num participante de olhos vendados conseguir tocar em alguém, sendo que a pessoa que é tocada fica a cabra cega.
9. Piquenique
Esta não é propriamente uma brincadeira ao ar livre, mas não deixa de incluir tanta ou mais diversão que muitas brincadeiras. É uma excelente forma de convívio para toda a família. Os país podem optar por fazer um piquenique no seu quintal ou num parque destinado a esse fim. Faça desta "brincadeira" uma oportunidade para oferecer alimentos saudáveis à criança.
10. Acampar
Quase todas as crianças têm curiosidade em experimentar dormir noutro local sem ser na sua casa e na sua cama. Faça disso uma possibilidade de experimentar atividades diferentes, como é a de acampar. Monte uma tenda no seu quintal ou se tiver oportunidade, num parque de campismo, e verá que toda a família se divertirá imenso.
11. Cuidar das plantas
Aproveite a natureza para fazer brincadeiras divertidas e ensinar às crianças a importância do cuidado com as planta e a natureza.
12. Desenhar e Pintar
Para além de ser uma atividade didática, é uma brincadeira muito apreciada pelas crianças. Aproveite a varanda, o quintal, um jardim ou parque e espalhe canetas e folhas para que o seu filho dê asas à sua criatividade.
13. Berlinde
Convide os amigos dos seus filhos e planeie um jogo de berlinde. Faça três covas na terra, afastadas umas das outras, e a partir daí invente os mais diversos jogos com uma simples pequena bola de vidro.
14. Voleibol
Tire um dia para ir à praia e ensine as crianças a jogar voleibol. Deverá dividir o campo em duas equipas e a partir daí inicie o jogo sempre com a bola no ar, sendo que o objetivo é a bola tocar no chão da equipa adversária, marcando assim pontos.
15. Ténis
Poderá fazer deste jogo uma nova brincadeira na praia com apenas uma bola de ténis e 2 raquetes (uma para cada participante), ou uma atividade para toda a família no seu quintal, ou num parque.
16. Jogo do mata
Esta é uma brincadeira destinada a um espaço amplo, como um jardim ou um parque. O jogo consiste em duas equipas, sendo que os membros têm que correr num espaço ilimitado, onde o único objetivo é apanhar e eliminar os adversários. Se desejar, pode utilizar bolas leves (por exemplo, feitas de esponja) para tornar o jogo ainda mais divertido.
17. Apanhada
Muito semelhante ao jogo do mata. O tradicional jogo da apanhada ainda hoje diverte muitas crianças. A finalidade é simples: apanhar alguém para que seja ela a apanhar os restantes jogadores.
18. Polícia e Ladrão
Para este jogo são necessárias duas equipas: o grupo dos polícias e o grupo dos ladrões. O papel do polícia é apanhar os ladrões e prendê-los num lugar seguro, enquanto o papel dos ladrões é salvar os seus colegas de equipa, conseguindo tocar-lhes e proteger-se ao mesmo tempo dos polícias. O jogo inverte os papéis quando os polícias conseguirem prender todos os ladrões.