Os cuidados médicos na gravidez são essenciais e indispensáveis, porque permitem assegurar o adequado desenvolvimento do bebé e, claro, preservar a saúde da futura mamã. Assim, durante 9 meses, é fundamental que faça parte da sua rotina uma visita ao seu obstetra. Toda a sua gravidez deve ser vigiada de perto no sentido de prevenir ou identificar eventuais complicações ou doenças.

Para que tenha uma gravidez tranquila, deverá seguir à risca as indicações do seu obstetra, bem como realizar todos os exames pré-natais por ele prescritos.

Cuidados Médicos na Gravidez

A escolha do obstetra

Desde o primeiro momento em que sabe que está grávida, é essencial que tome consciência de que terá de ser acompanhada regularmente por um médico. Contudo, escolher um médico nem sempre é tarefa fácil. A verdade é que a escolha do obstetra, que acompanhará toda a sua gravidez e desenvolvimento do bebé, deverá ser cuidadosa e prudente.

Um dos primeiros passos poderá sempre passar por perguntar ao seu ginecologista se recomenda algum obstetra em especial. Aliás, muitos ginecologistas são também obstetras, por isso poderá ter sempre a hipótese de ser acompanhada pelo seu médico habitual. Se não for esse o caso, também poderá recorrer ao seu médico de família, como contactar algumas amigas ou familiares que tenham sido mães há pouco tempo, de forma a informar-se e para que possa mais facilmente realizar uma escolha.

O mais importante, independentemente da forma como realiza a sua escolha, é que escolha um obstetra de quem goste, com quem estabeleça uma relação de confiança e com quem se sinta segura e protegida.

Consultas Pré-natais

As consultas pré-natais (ou de vigilância da gravidez) consistem no acompanhamento, assistência médica e cuidados de enfermagem durante a gestação. Segundo vários especialistas, durante a gravidez são estritamente necessárias 6 consultas (no mínimo), mesmo que se trate de uma gestação normal e à partida sem riscos. Normalmente, as consultas ao obstetra são mensais até à 37ª semana, sendo que a partir daí passam a ser semanais. Alguns especialistas defendem que entre as 28 e 36 semanas, as visitas ao médico devem ser quinzenais.

As consultas pré-nataistêm como objetivos diagnosticar precocemente possíveis complicações para a sua saúde ou para a do seu bebé, monitorizar o desenvolvimento fetal e ainda preparar a futura mamã para o parto.Durante os diferentes trimestres da gravidez, o seu obstetra irá solicitar um conjunto de análises e exames, que não só permitem detetar e acompanhar a gestação e o desenvolvimento fetal, bem como atuar de forma mais rápida caso surja alguma complicação.

Durante as consultas de vigilância de gravidez, existe um conjunto de procedimentos de rotina que serão sempre realizados pelo seu médico em todas as marcações:

  • Questões sobre o seu estado geral;
  • Avaliação do peso;
  • Avaliação da tensão arterial;
  • Análise dos exames laboratoriais realizados;
  • Palpação abdominal para medir a altura do útero como para verificar a posição e o tamanho do bebé;
  • Auscultação do coração do bebé;
  • Exame ginecológico no início e no final da gravidez.

Para além destas avaliações, o seu médico irá ainda solicitar:

  • Análises ao sangue e à urina de forma regular;
  • Ecografias em cada um dos trimestres da gravidez;
  • Outros exames de diagnóstico complementar adequados à evolução da sua gravidez.

Cuidados Médicos na Gravidez

Primeira Consulta

A primeira consulta pré-natal deve ocorrer a partir do momento em que suspeita estar grávida ou após ter realizado um teste de farmácia que tenha sido positivo. Já a confirmação da gravidez pelo seu obstetra apresenta um conjunto de vantagens para si e para o seu bebé. Além de permitir dar início aos cuidados pré-natais precocemente, ajuda a evitar a prescrição de medicamentos ou de radiografias não urgentes que possam causar malformações fetais, como ainda explica um conjunto de queixas pouco específicas que poderiam levar a outros diagnósticos e logo tratamentos médicos.

Na primeira visita, o seu médico irá fazer-lhe um conjunto de perguntas para realizar um longo relatório sobre si, designado por anamnese. Prepare-se assim para falar sobre as suas atividades quotidianas, hábitos alimentares, doenças mais frequentes na sua família, data da última menstruação – para calcular o dia da conceção e previsão do dia do parto –, bem como sobre gestações anteriores, abortos, doenças atuais ou crónicas, partos prematuros, etc.. Não esconda nenhum pormenor, como por exemplo, se fuma ou tem hábito de ingerir bebidas alcoólicas.

Em termos práticos, o obstetra irá avaliar a sua altura, peso e pressão arterial, far-lhe-á um exame ginecológico de toque (que será repetido à 38ª e 40ª semanas) e uma recolha para o exame citológico Papanicolau, caso não o tenha feito nos últimos dois anos. É ainda neste dia que prescreve análises ao sangue e à urina, tal como a primeira ecografia. Também nesta mesma consulta, o seu médico fará algumas recomendações relativamente à alimentação e exercício físico ao longo da gravidez.

Normalmente na primeira consulta, a futura mamã recebe o Boletim de Saúde da Grávida (BSG), que deverá levar sempre que for às consultas ou se tiver de recorrer ao serviço de urgência de um hospital. Na primeira consulta, será passada uma declaração de como está grávida, o que permite beneficiar da isenção de taxas moderadoras nas idas ao Hospital ou à Unidade de Saúde Familiar.

Ao longo de todas as consultas pré-natais, o seu médico irá controlar o seu peso e tensão arterial, dar especial atenção a todas as suas queixas e dúvidas, bem como verificar cuidadosamente os resultados das análises, testes e exames, avaliando o desenvolvimento da gestação.

Cuidados Médicos na Gravidez

Consultas pré-natais: 1º Trimestre

Durante o primeiro trimestre de gravidez, a grávida deverá ir ao médico uma vez por mês. O médico irá realizar uma avaliação clínica do seu estado geral, bem como monitorizar o desenvolvimento fetal. Será sempre pesada e a tensão arterial medida. O obstetra analisa os exames laboratoriais realizados, faz perguntas sobre o seu estado e ouve o coração do bebé.

Normalmente, é durante a segunda consulta do 1º Trimestre de gravidez que o médico realiza a primeira ecografia. Esta serve para determinar com mais exatidão o tempo de gestação, permite prever a data do parto e confirma o número de embriões no útero. Serão ainda solicitados novos exames, como novas análises à urina, sobretudo para o despiste de uma eventual presença de proteínas – associadas com a pré-eclâmpsia –, infeções urinárias e açúcar (sinal de diabetes gestacional), tal como será realizado o rastreio pré-natal no Soro Materno. Caso tenha mais de 35 anos de idade, é possível que lhe seja aconselhado a realizar uma amniocentese e uma análise do vilocorial, que permitem o diagnóstico de anomalias cromossómicas no bebé.

Consultas pré-natais: 2º Trimestre

Mais uma vez, a rotina repete-se. Nas consultas pré-natais do 2º trimestre de gravidez, será realizada uma avaliação clínica do seu estado nutricional, ganho de peso e controlo da pressão arterial, bem como auscultação dos batimentos cardíacos do seu bebé e avaliação dos movimentos fetais. Entre a 18ª e a 20ª semana, o seu médico irá realizar a segunda ecografia ou Ecografia Morfológica. Este exame permite fazer um estudo anatómico detalhado do seu feto, bem como ver qual o sexo do bebé.

Por volta da 20ª semana, o seu obstetra começará a medir a altura do útero, para verificar se o crescimento do bebé está de acordo com o tempo de gestação. Caso tenha mais de 35 anos, é possível que o seu médico prescreva um exame que se designa por cordocentese, que permite saber se há malformações com o feto.

Segundo a Direção-Geral de Saúde, existem alguns procedimentos obrigatórios a realizar durante o 2º trimestre de gravidez. Caso o seu grupo sanguíneo seja RH negativo, é solicitado o teste de Cooms Indireto e, se não for imune, terá de realizar teste serológico para detetar a presença de anticorpos em relação à Rubéola e Toxoplasmose. O médico vai ainda solicitar um hemograma completo, para detetar eventuais anemias ou infeções, pedir uma determinação da Glicémia – ou seja, teste de prova de tolerância à glicose oral (PTGO) –, bem como novos exames à urina.

Consultas pré-natais: 3º Trimestre

Tal como aconteceu até agora, o seu médico fará uma avaliação clínica detalhada do seu estado geral. A tensão arterial será medida, como também será pesada. Além disso, a partir da 29ª semana, o seu obstetra estará especialmente atento ao aparecimento de inchaços no rosto, pernas, pés e mãos, uma vez que estes são indicativos de hipertensão.

Já entre a 28ª e 32ª semanas, é realizada a ecografia do 3º trimestre, que tem como objetivo confirmar o padrão de crescimento fetal,  a posição em que o bebé se encontra e ainda medir o nível de líquido amniótico. Através da ecografia, bem como de outros exames, o médico conseguirá avaliar o risco de o bebé nascer antes do tempo previsto.  Assim, e de acordo com as normas da Direção-Geral de Saúde, o seu médico deverá ainda prescrever outros exames, tais como, análises à urina, hemograma com plaquetas, provas de coagulação, testes à Hepatite B, Toxoplasmose, Sífilis e VIH.

A partir das 37 semanas, o seu bebé é considerado como um bebé de termo, ou seja, ele pode nascer a qualquer momento, sendo que deverá estar atenta aos principais sinais de trabalho de parto. Nesta fase da gravidez, as consultas pré-natais são semanais. O seu obstetra irá realizar em cada consulta um cardiotocograma, onde é traçado uma espécie de electrocardiograma do feto e um gráfico de intensidade das contrações uterinas. Entre as 38 e 40 semanas, o seu médico irá realizar o exame de toque, para avaliar o colo do útero, em particular a sua dilatação. Além disso, o obstetra estará ainda atento à posição do bebé no útero, ao registo das contrações e ainda à saúde da placenta, que a partir da 38ª semana pode começar a tornar-se menos eficiente na alimentação ao bebé.

 

ATENÇÃO! Deve consultar regularmente o seu médico ou obstetra, sendo todo o conteúdo do BABYSTEPS meramente informativo. 

gravidez,bebé,feto,exames pré-natais,análises ao sangue e à urina,ecografia,cordocentese,cuidados médicos na gravidez,obstetra,médico,escolha do obstetra,consultas pré-natais,anamnese,Boletim de Saúde da Grávida,amiocentese,desenvolvimento fetal,nascimento do bebé,recém-nascido,cuidados,exames,consulta,análises,pré-natal,consultas,Direção Geral de Saúde,desenvolvimento do bebé,pré-eclampsia,consultas de vigilância de gravidez,ecografias,primeiro trimestre de gravidez,